O que é o testeSesi?
O testeSesi é uma solução criada para contribuir com as indústrias na retomada de suas produções em meio à pandemia do novo coronavírus.
Os testes têm o intuito de auxiliar o processo de triagem e diagnóstico da Covid-19. Eles apoiam no restabelecimento das atividades de modo a preservar a saúde de toda equipe.
Por que o testeSesi?
O testeSesi está em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja principal orientação para combater o coronavírus é o teste, rastreio e isolamento do maior número possível de casos.
Para especialistas, portanto, a realização dos testes em massa é a melhor estratégia para conter a transmissão do vírus.
Sendo assim, para uma retomada segura das atividades, a testagem dos colaboradores desponta como uma das medidas mais eficazes.
Vale ressaltar, entretanto, que mesmo com a testagem em massa, a manutenção do regime home office ainda é indicada para os trabalhadores que puderem exercer seu ofício remotamente.
Benefícios do testeSesi
Tradição e credibilidade
do SESI, que também fornece a vacinaSesi e possui a rede farmaSesi
Serviço do Pacote Protocolo Corona:
atua em conjunto com outras soluções para enfrentar a pandemia
Tipos de Teste
PCR
O SESI/SC está disponibilizando, neste momento, o teste PCR individual.
O teste de PCR recolhe uma amostra das células da nasofaringe das pessoas na busca pelo material genético do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID 19.
Ou seja, este teste identifica o vírus no período em que ele está ativo no organismo, entre o 3º e o 7º dia da contaminação. Este tipo de teste é considerado o mais preciso disponível e seu diagnóstico sai entre 3 e 5 dias.
Rápido/ Imunológico
Testes Rápidos para o novo coronavírus, são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios, e que conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos.
Ao contrário do PCR, o rápido/imunológico não detecta o SARS- CoV-2, mas sim a resposta do corpo ao Coronavírus. Ou seja, ele acusa a presença de dois anticorpos: o IgM, que aponta a fase aguda da doença, e o IgG, que é produzido um pouco depois da fase aguda e pode funciona como a memória do corpo para evitar novas infecções.
Testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele), mas NÃO têm função de diagnóstico.
Qual a forma de aplicação do teste PCR?
PCR: Amostras celulares das cavidades nasal e orofaringe são retiradas pela nossa equipe com o uso de um equipamento chamado SWAB NASOFARINGEO (sensibilidade de 63%) para detecção da presença do vírus no organismo.
Rápido:
Qual o melhor período para realizar o teste PCR?
PCR: O melhor período para realizar a coleta é a partir do 3º dia após o início dos sintomas, e até o 9º dia. Isso porque, ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir.
Contudo, pode ser coletado em qualquer momento, já que muitas pessoas podem estar com o SARS-Covid-2, mas não apresentam sintomas.
Rápido:
Qual a interpretação deve ser feita dos resultados PCR?
PCR: Os resultados que o teste apresenta são:
POSITIVO: quando há a confirmação de que o trabalhador está contaminado pelo vírus;
NEGATIVO: que pode apresentar três interpretações:
1ª - o trabalhador pode ser positivo e estar antes do período de virulência (antes do terceiro dia);
2ª - o trabalhador pode ser positivo, contudo estar na fase final de contaminação/ doença, ou seja, após o 8º ou 9º dia, quando a quantidade de RNA (vírus) tende a diminuir ou desaparecer;
3ª - o trabalhador é negativo, ou seja, não teve contato com o vírus.
Rápido:
Em quanto tempo sai o resultado do PCR?
O resultado será enviado por e-mail em um prazo de 3 a 5 dias, dependendo do local de coleta.
Esta variação acontece, pois o processo de leitura é realizado em laboratório, que se localiza em Florianópolis.
Formas de aquisição
Neste momento, o SESI/SC está atendendo a indústria apenas com o teste PCR individual e a aquisição do serviço pode ser feita:
- Testagem: inclui o kit, a coleta e a notificação;
- Coleta: Apenas o serviço de coleta da amostra.
Valores
Neste momento, o SESI Santa Catarina irá atender as indústrias com a venda dos testes PCR individual e testes rápidos nas seguintes modalidades:
Testagem: incluir kit, coleta e notificação.
Coleta: inclui apenas a coleta.
A coleta pode ser realizada tanto no SESI, quanto na indústria*
*Verificar com a unidade do SESI da sua região a forma de atendimento.Como solicitar
Preencha o formulário de interesse para sua empresa e aguarde o contato do SESI com as orientações para os próximos passos.
A confirmação do pedido se dará através da equipe comercial do SESI, que entrará em contato com a empresa solicitante.
Após a finalização do contrato, nossa equipe de saúde entrará em contato para agendamento da aplicação.
Orientações Gerais
Local de atendimento
O SESI Santa Catarina poderá realizar os testes de Coronavírus nas suas unidades ou nas indústrias. No caso do atendimento da indústria, serão observados os acessos e ambientes.
Medidas de segurança para coletores do teste
O SESI Santa Catarina segue protocolos rigorosos de biossegurança. Por isso, os nossos coletores estarão equipados com gorro, máscara, protetor facial ou óculos de proteção, avental descartável e luvas durante todo atendimento. Medidas adicionais de biossegurança serão tomadas em relação ao local de atendimento e procedimentos.