O que é o testeSesi?


O testeSesi é uma solução criada para contribuir com as indústrias na retomada de suas produções em meio à pandemia do novo coronavírus.

Os testes têm o intuito de auxiliar o processo de triagem e diagnóstico da Covid-19. Eles apoiam no restabelecimento das atividades de modo a preservar a saúde de toda equipe.



Por que o testeSesi?


O testeSesi está em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja principal orientação para combater o coronavírus é o teste, rastreio e isolamento do maior número possível de casos.


Para especialistas, portanto, a realização dos testes em massa é a melhor estratégia para conter a transmissão do vírus.


Sendo assim, para uma retomada segura das atividades, a testagem dos colaboradores desponta como uma das medidas mais eficazes.


Vale ressaltar, entretanto, que mesmo com a testagem em massa, a manutenção do regime home office ainda é indicada para os trabalhadores que puderem exercer seu ofício remotamente.


Benefícios do testeSesi


Tradição e credibilidade

do SESI, que também fornece a vacinaSesi e possui a rede farmaSesi

Serviço do Pacote Protocolo Corona:

atua em conjunto com outras soluções para enfrentar a pandemia


Tipos de Teste

PCR

O SESI/SC está disponibilizando, neste momento, o teste PCR individual.

O teste de PCR recolhe uma amostra das células da nasofaringe das pessoas na busca pelo material genético do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID 19.

Ou seja, este teste identifica o vírus no período em que ele está ativo no organismo, entre o 3º e o 7º dia da contaminação. Este tipo de teste é considerado o mais preciso disponível e seu diagnóstico sai entre 3 e 5 dias.

Rápido/ Imunológico

Testes Rápidos para o novo coronavírus, são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios, e que conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos.

Ao contrário do PCR, o rápido/imunológico não detecta o SARS- CoV-2, mas sim a resposta do corpo ao Coronavírus. Ou seja, ele acusa a presença de dois anticorpos: o IgM, que aponta a fase aguda da doença, e o IgG, que é produzido um pouco depois da fase aguda e pode funciona como a memória do corpo para evitar novas infecções.

Testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele), mas NÃO têm função de diagnóstico.

Qual a forma de aplicação do teste PCR?

PCR: Amostras celulares das cavidades nasal e orofaringe são retiradas pela nossa equipe com o uso de um equipamento chamado SWAB NASOFARINGEO (sensibilidade de 63%) para detecção da presença do vírus no organismo.

Rápido:

Qual o melhor período para realizar o teste PCR?

PCR: O melhor período para realizar a coleta é a partir do 3º dia após o início dos sintomas, e até o 9º dia. Isso porque, ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir.

Contudo, pode ser coletado em qualquer momento, já que muitas pessoas podem estar com o SARS-Covid-2, mas não apresentam sintomas.

Rápido:

Qual a interpretação deve ser feita dos resultados PCR?

PCR: Os resultados que o teste apresenta são:

POSITIVO: quando há a confirmação de que o trabalhador está contaminado pelo vírus;

NEGATIVO: que pode apresentar três interpretações:

1ª - o trabalhador pode ser positivo e estar antes do período de virulência (antes do terceiro dia);

2ª - o trabalhador pode ser positivo, contudo estar na fase final de contaminação/ doença, ou seja, após o 8º ou 9º dia, quando a quantidade de RNA (vírus) tende a diminuir ou desaparecer;

3ª - o trabalhador é negativo, ou seja, não teve contato com o vírus.

Rápido:

Em quanto tempo sai o resultado do PCR?

O resultado será enviado por e-mail em um prazo de 3 a 5 dias, dependendo do local de coleta.

Esta variação acontece, pois o processo de leitura é realizado em laboratório, que se localiza em Florianópolis.

Formas de aquisição

Neste momento, o SESI/SC está atendendo a indústria apenas com o teste PCR individual e a aquisição do serviço pode ser feita:

- Testagem: inclui o kit, a coleta e a notificação;

- Coleta: Apenas o serviço de coleta da amostra.


Valores

Neste momento, o SESI Santa Catarina irá atender as indústrias com a venda dos testes PCR individual e testes rápidos nas seguintes modalidades:

  • Testagem: incluir kit, coleta e notificação.

  • Coleta: inclui apenas a coleta.

A coleta pode ser realizada tanto no SESI, quanto na indústria*

*Verificar com a unidade do SESI da sua região a forma de atendimento.


Como solicitar

  1. Preencha o formulário de interesse para sua empresa e aguarde o contato do SESI com as orientações para os próximos passos.

  2. A confirmação do pedido se dará através da equipe comercial do SESI, que entrará em contato com a empresa solicitante.

  3. Após a finalização do contrato, nossa equipe de saúde entrará em contato para agendamento da aplicação.

Orientações Gerais

Local de atendimento

O SESI Santa Catarina poderá realizar os testes de Coronavírus nas suas unidades ou nas indústrias. No caso do atendimento da indústria, serão observados os acessos e ambientes.

Medidas de segurança para coletores do teste

O SESI Santa Catarina segue protocolos rigorosos de biossegurança. Por isso, os nossos coletores estarão equipados com gorro, máscara, protetor facial ou óculos de proteção, avental descartável e luvas durante todo atendimento. Medidas adicionais de biossegurança serão tomadas em relação ao local de atendimento e procedimentos.